quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Revitalização da logo e embalagem da Maionese Maria - Lilian Vasconcelos e Thalita Alves




A logo Maria passou por mudanças significativas. Optamos por usar uma tipografia mais moderna e acentuada, mas mantendo o estilo da tipografia anterior. A logo antiga estava um pouco inclinada, o que dificultava um pouco o uso da logo em determinadas peças gráficas, com isso deixamos a logo na horizontal para facilitar a leitura e o layout nas peças futuras. Modificamos as cores antigas, laranja e dourado e utilizamos as cores amarelo e vinho que são cores mais fortes, cores que estimulam e desperdam o desejo dos consumidores, além de ser cores que lembram a verdadeira origem do produto. Com isso deixamos a logo Maria mantendo o objetivo a tradição e originalidade do produto.



A partir do estudo de campo decidimos manter embalagem do produto, por atender as necessidades do público, em relação à praticidade e acondicionamento. Porém, criamos uma embalagem secundária diferenciada: contendo o produto e um brinde (colher de pau personalizada), este último para servir de atrativo e incentivar a compra e experimentação do nosso produto, uma vez que foi notado que os consumidores não experimentavam as outras marcas, não por não gostar e sim por já chegar ao supermercado com a intenção de compra voltada para marca líder. Então, foi construída uma faca especial, em formato de casa. Na frente da embalagem foi colocada a porta, que foi vazada e colocado uma tira de acetato para visualização do produto no interior da embalagem. Há duas fitas de cetim presas a parte superior da embalagem (no telhado), para facilitar o carregamento.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Revitalização de Marca e Embalagem do Molho de Tomate Tomatino – Vinícius Azevedo e Rosângela do Amaral


Procurando reposicionar a marca Tomatino no mercado, com o objetivo de conquistar um número maior de consumidores - tentando se igualar as marcas dominantes do segmento -, foi proposta a revitalização de marca e embalagem. Com base em pesquisas e em entrevistas realizadas, foi percebido que o nome “Tomatino” tinha credibilidade, mas a marca em si e o design que não favoreciam.


A marca foi totalmente modificada, exceto as cores utilizadas e a elipse por trás. Foi usada uma tipografia mais moderna e de acordo com utilizada nas marcas líderes. Já na embalagem, primeiramente foi modificado o suporte que passou de stand-up pouch (sachê) para uma forma de caixa Tetrapak (padrão das marcas concorrentes); a cor vermelha foi preservada e na questão de imagens, foi retirado todos os elementos da embalagem antiga e usado somente tomates, para ficar um pouco mais leve e não sobrecarregado visualmente.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fotos da revilitação da marca Porto Alegre






Na revilitação da marca Porto Alegre, não fizemos muitas mudanças.
Fizemos mudanças, porem mantendo o tradicionalismo da marca.
As mudanças que fizemos foi no desenho da marca e no desenho da torrada.
Fizemos algo mais " sofisticado". Usamos adesivos com o desenho da marca para uma embalagem comemorativa.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Proposta de Revitalização Marca Kelly

A título de comparação a imagem da embalagem antiga, e abaixo a embalagem revitalizada.






Buscando o posicionamento da marca Kelly em um ambiente competitivo entre os líderes de mercado, foi proposta a revitalização da marca. A necessidade de incorporar um ícone que atraísse o público infantil que é o que a empresa deseja atingir, por representarem maior poder de decisão dentro do leque de produtos que oferece, norteou a estrutura de criação da marca, inicialmente pela fonte que seria usada em "Kelly" e posteriormente o ícone que a representaria, no intuito de tornar possível a associação das crianças à marca e também para que o público pudesse se relacionar com ela como uma personagem, a pequena Kelly.




A embalagem revitalizada da marca Kelly, intenta convidar o consumidor a entrar no Universo do sabor, onde a anfitriã é representada pela garotinha ruiva (Kelly). Criada para agradar seu principal foco de público, infantil, a intenção pe produzir algo que apele a eles, criando não só uma marca para com a qual se relacionem, mas também, uma embalagem que represente a mesma ideia. Algo com a qual possam se relacionar.





terça-feira, 12 de outubro de 2010

Reformulação da marca e embalagem da cerveja Cintra - Claudinéia Sampaio e Marcos Antônio







A cerveja líder de mercado é da marca Skol e a líder em baixo valor e vendas reduzidas é da marca Cintra.Em análise do grafismo das principais latas de cervejas do mercado, observamos que a cor principal é muito utilizada para diferenciar o tipo da cerveja. Ex: A cerveja pilsen tons claros como o branco , o cinza e o creme. A cerveja bock tons escuros como o marrom , ocre e o preto. As cores secundárias formam a identidade das marcas. Exceto os tons de dourado que geralmente são usados para lembrar a cor da cerveja. O grafismo da lata de cerveja Skol é simples e bem resolvido. Possui a cor primária amarela que remete a luz e o formato de um círculo de alusão a um sol. Contém o desenho referente ao lúpulo e de tom dourado. A tipografia da palavra Skol é serifada sendo bem visualizada. A marca Cintra não se destaca em nada das outras , as letras da palavra Cintra e a faixa são retas . Para o posicionamento da marca Cintra no mercado, compomos os elementos da seguinte forma; Faixa é a tipografia de formas arredondadas, imagem da própria cerveja na cor amarela para melhor visualização da marca , Lúpulo juntamente com o tom de dourado para dar referência do produto e o Slogan ; Para quem sabe o que é cerveja, para firmar a qualidade do produto.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Revitalização de Marca e Embalagem da Manteiga Piracanjuba


Buscando o reposicionamento da Manteiga Piracanjuba em um ambiente competitivo entre os líderes de mercado (Itambé, Cotochés), foi proposta a revitalização da marca e embalagem.

As embalagens do seguimento utilizam o mesmo padrão cromático (azul, amarelo e branco) e algumas utilizam também o vermelho. Decidimos continuar com esse padrão e utilizamos os Pantones 647C, 115C e Red 032C. Utilizamos a fonte Grease levemente serifada na marca e a fonte Arial e Sanskrit Helvética nos textos da Embalagem. A utilização da fonte Grease foi para adequar a marca de acordo com as líderes do seguimento, que utilizam fontes arrendodas e bold.

A estratégia usada foi manter todas as informações distribuídas na embalagem de forma mais clara chamando atenção para marca do produto, assim tornando a embalagem menos carregada de cores.

A marca Piracanjuba possui outros produtos onde a mesma reviatalização também pode ser aplicada.

Para criação prototipamos a impressão do rótulo em adesivo, para produção em série será utilizado o mesmo método das embalagens do seguimento que é a flexografia para impressão na embalagem plástica.

Alunos: Ana Cristina de Moura / Edgard Teodorio Silva - 3º Periodo Manhã